segunda-feira, 9 de abril de 2012

Terceiro quadro de 40 - IRANI : BERÇO DO CONTESTADO

IRANI: BERÇO DO CONTESTADO


Durante o período de 1906 a 1916, a Região do Contestado passou por um processo de profundas transformações, que provocaram mudanças econômicas, sociais, culturais, políticas e ambientais. Estas mudanças foram fatores decisivos na deflagração da luta armada desencadeada em 1912, que se estendeu até 1916 e foi denominada de Guerra do Contestado.
A eclosão da Guerra do Contestado é abordada no contexto das transformações ocorridas com a inauguração da ferrovia São Paulo-Rio Grande, que cortou verticalmente a Região do Contestado em 1910, o início das atividades madeireiras e colonizadoras da Southern Brazil Lumber & Colonization Company em 1911 e a conseqüente ocupação das terras para projetos de colonização.
Os antigos moradores da Região do Contestado, muitos dos quais posseiros que ocupavam as terras devolutas que foram concedidas a Brazil Railway Company, revoltaram-se e destruíram estações ferroviárias, queimaram a madeireira da Lumber de Calmon e atacaram os colonos instalados pela Companhia no Rio das Antas. A Guerra do Contestado deixou um saldo de, aproximadamente, 8.000 mortos, a grande maioria, sertanejos pobres que viviam na Região do Contestado.

Um dos principais palcos da Guerra do Contestado, o Município de lrani insere-se numa área que foi disputada, inicialmente por Brasil e Argentina, na questão dos limites entre os dois países e, posteriormente, pelos estados do Paraná e Santa Catarina.

O território começou a ser desbravado em meados do Século passado. As terras de Irani pertenciam ao Município de Palmas PR e em virtude de disputa pelas mesmas ocorreu a Guerra do Contestado entre 1912 e 1916.

Na área, onde hoje situa-se o Município de Irani, foi travada uma das mais famosas batalhas da Guerra do Contestado. O chamado "Combate de Irani",foi o marco inicial de uma série de lutas travadas entre as tropas do Governo Federal e os jagunços, seguidores do messiânico Monge João Maria, considerado o líder espiritual de uma espécie de "Exército Encantado ".

O Município de Irani ainda preserva alguns lugares que serviram de redutos para aqueles que combateram nessa Guerra, que entrou para a história, como o maior conflito social do Brasil, tirando a vida de mais de 10 mil pessoas, entre 1912 e 1916.

O "Cemitério do Irani", um dos marcantes referenciais históricos da Guerra, é um dos locais preservados pelo Município e que chama a atenção dos turistas que o visitam.

Quanto a origem de seu nome, o topônimo originou-se do rio de igual nome que atravessa o município, sendo originário da língua Tupi-guarani e, acredita-se que seja Mel Envelhecido, considerando, que, na referida língua, IRA = MEL e NHI = ENVELHECER.

Mas de acordo com a revista MARES DO SUL DE 1999, originou-se outro nome, sendo este chamado ABELHA ENFURECIDA.

O município de Irani foi criado pela Lei Estadual n 916 de 11/09/63 e instalou-se em 12/01/1964. A economia do Município baseia-se na extração de madeira, fabricação de móveis, cerâmica, na agricultura, no comércio, na pecuária e no turismo.

Seu desenvolvimento maior, porém só começou a se fazer sentir de uns anos pra cá, após o asfaltamento das, BR 153 e BR 282, que se cruzam entre as terras do município. A população urbana vive principalmente do pequeno comércio, extração de erva mate e madeireira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário