segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sexto quadro de 40 - CABOCLO





CABOCLO PARDO

O nome "Caboclo" na região do Contestado incluía vários tipos humanos como: o branco, o índio, o negro, o mameluco, o cafuso e o mulato. O resultado final das misturas de todas essas raças com suas próprias características, tornavam-se inconfundível onde que se apresentassem.

O caboclo era um cidadão do Planalto Catarinense, que trabalhava no campo, no sertão e na roça em troca de seu salário. Sertanejo, caipira, matuto e envergonhado. Face queimada pelo sol, mãos calejadas pelo trabalho. Adaptado com a caça e a pesca, nele corria o sangue do alegre, trabalhador e justo. Era corajoso, violento e instintivo. O caboclo aprendeu a "Coivana" – queima de roça, campo e mato para preparar a terra para a lavoura. Os primeiros civilizados incorporaram as próprias crenças, lendas, supertições, crendices, costumes e usos dos indígenas nativos como: artesanato, técnicas e práticas agrícolas. O sertanejo, o nosso caboclo pardo é uma extensão cultural dos primitivos senhores d

e terras.

A formação da população e suas origens forma os paulistas que tinham uma forte influência castelhana e não somente portuguesa, índia ou negra.

Surgiu o caipira paulista ou seja o mameluco que se atirou ao tropeirismo, bondeirismo, mineração e a aventura. Juntando-se aos gaúchos dos pampas. A cultura lusitana e a Castelhana se fez notar através das vilas, sedes e fazendas requintadas e diferenciadas das habitações dos agregados e pobres.

Os agregados eram homens juridicamente livres, mais subordinados a classe senhoril. Residiam em terras das fazendas, nas partes mais distantes das sedes, eram vigilantes, feitores, capatazes, capangos, compadres, formando uma clientela rudimentar dos donos das fazendas. Moravam com suas famílias em casas de madeira de ranchos, mantinham relações de compadresco com seus patrões. Não mais considerados dependentes diretos de seus senhores, tiveram sua mão-de-obra valorizada, passando de simples moradores a pequenos proprietários. O homem do Contestado era capaz de realizar várias atividades como: lavrador, criador, caçador, peão, agregado, senador, etc... seu mundo era a sua família, tinha hábitos como o cigarro de palha, o trago de cachaça, o uso de apelidos e a faca sempre na cintura, fala alto, é rápido e eficiente no agir. Era capaz de grandes amizades, mas também ódios. A sua ora moradia sendo simples e humilde a sua hospitalidade era generosa, onde nunca faltava café ou chimarrão.

O caboclo trabalhava muito e pouco se divertia, gostava de música. Místico e religioso era devoto a "São João Maria". Autêntico serrano com sua pele parda marcou presença no contestado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário