quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PROJETO “ACERVO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO SOBRE A GUERRA DO CONTESTADO” - ARTE E EMOÇÃO COM USO DE MATERIAIS INUSITADOS

PROJETO “ACERVO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO SOBRE A GUERRA DO CONTESTADO”
* ARTE E EMOÇÃO COM USO DE MATERIAIS INUSITADOS
* UMA TRANSPOSIÇÃO DA HISTÓRIA CONTADA PARA A ARTE FIGURATIVA



Alusivo à paz do mundo que começa na escola e uma forma de acreditar no potencial dos alunos.

Os quadros desta exposição representam traços de almas e retratos de vidas. Representam uma

 homenagem a todos aqueles que faleceram durante a Guerra do Contestado, buscando uma vida mais justa para todos.





A ESCOLA DEVE EDUCAR PARA O ENTENDIMENTO DO QUE É QUALIDADE DE VIDA





ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ANTONIO GONZAGA

PORTO UNIÃO - SC       -       2011



ÁREA: Histórica e Ambiental



JUSTIFICATIVA



        Este trabalho permitirá que os alunos da Escola de Educação Básica Antonio Gonzaga e da região de Porto União da Vitória (Médio Iguaçu) conheçam a história da região por meio do registro artístico de retratos de vida.

        As etapas da evolução e desenvolvimento de União da Vitória serão representadas por meio do talento artístico dos estudantes .

        É possível exercitar a arte utilizando materiais inusitados tais como: carvão, terra, tinturas extraídas de sementes, vegetais e outros. O que se pretende é ressaltar para os educandos que coisas fabulosas podem acontecer, quando uma pessoa objetiva “fazer alguma coisa” com as coisas que estão ao seu redor. A criatividade aflora, mesmo que não se tenha as devidas condições materiais. A arte possibilita a representatividade do sentimento humano, sem que sejam necessários grandes recursos financeiros.

        Assim, a própria natureza se configura como principal fornecedora de matéria prima para a execução de obras artísticas. O ponto crucial deste projeto não será o resultado obtido (que será excelente), mas sim o exercício de criatividade realizado para obtê-lo. Provaremos que aonde o ser humano coloca o coração, não tem como não ficar bom!

        O principal desafio será possibilitar aos estudantes a oportunidade de perceber que a arte é inerente à vida, ou seja, mesmo quando se pensa que não se é capaz de realizar algo, pode acontecer o contrário, desde que haja o incentivo, apoio e afetividade no ato de ensinar. A valorização do ser humano é o preceito principal da escola.

Praticar “arte” não significa nascer artista, mas significa querer, sonhar e ter oportunidade. Todas as pessoas são capazes, desde que se emocionem. A nossa região pode ser considerada um berço cultural para representação artística, desde a sua história aos recursos naturais existentes.

Pode-se levar os alunos da Educação Básica ao desenvolvimento da sensibilidade artística, construindo trabalhos relacionados desde a colonização até as condições atuais de progresso.

Com material inusitado, de baixo custo, é possível elaborar na escola, um acervo histórico e permanente, iniciando-se pelo tema “Retratos de vida dos índios das tribos guarani, kaigang (botocudos) e xokleng”.

É importante que os estudantes observem um determinado tema, admirem, comentem, coloquem-se no lugar do outro e realizem a comparação entre o passado e o presente. É neste ponto que a “arte” pode emocionar, para que por meio do desenvolvimento do senso crítico durante as comparações realizadas, desabroche a consciência, para que sejam agentes atuantes e participativos num futuro melhor para todos.

Os próximos temas a serem explorados serão Retratos de vida da geração matuta que provocou o Contestado nos quais serão realizadas obras alusivas à:

· Índios xoklengs e kaigangs

·       Bandeirantes

·       Antigos caboclos (miscigenação de portugueses, espanhóis, kaigangs e xoklengs)

·       Coronel Amazonas Marcondes

·       Ferrovia

· Fazendeiros

· Detentores de sesmarias

· Religiosidade (messianismo, misticismo e fanatismo)

· Gaúchos

·       Imigrantes ingleses

·       Imigrantes portugueses

·       Imigrantes espanhóis

·       Imigrantes suíços

·       Imigrantes austríacos

·       Imigrantes holandeses

·       Imigrantes russos

·       Imigrantes austríacos

· Imigrantes poloneses

· Imigrantes ucranianos

· Imigrantes alemães

· Imigrantes sírios

·       Imigrantes libaneses

·       Imigrantes africanos

·       Imigrantes gaúchos

·       Imigrantes ciganos

· Ciganas

· Integrantes de bugreiros

· Caçadores de índios

· Combatentes da Guerra do Paraguai

· Desertores das tropas da Revolução Federalista

· Coronéis e bendegós





OBJETIVOS ESPECÍFICOS:



· Incentivar o educando ao exercício da arte como forma de aprendizado de conteúdos interdisciplinares.

· Orientar o educando a descobrir seu próprio talento artístico.

· Mostrar aos alunos a possibilidade de analisar a História de Porto União da Vitória, por meio de obras artísticas renascidas de material alternativo, inusitado, oriundo de coisas que descartamos.

· Descobrir o belo no tema “Contestado” onde a maioria só enxerga a Guerra.

· Transformar materiais comuns (grafite, carvão, terra, extratos de sementes) em materiais para elaboração de obras de arte permanentes.

· Evidenciar a obra do artista Willy Zumblick.

· Construir um projeto estudantil para alunos da Educação Básica que lhes proporcione orgulho, alegria e sentimentos, ao retratar os problemas sociais referentes à nossa colonização e consequentemente à ecologia local.

· Proporcionar aos alunos participantes, a oportunidade de aprender sobre a produção, seleção e recolhimento de objetos alternativos, necessários para o desenvolvimento do projeto, tais como: colar de sementes, lascas de imbuia, lascas de pinheiro do Paraná, leque, pinhão, cuia de chimarrão, bomba de chimarrão, bota, espora, casca de laranja, cestos de palha, cigarro de palha, faca, café, chimarrão, penas de passarinho, cachimbo, fumo e outros.

· Realizar exposição na escola para valorizar o trabalho dos alunos.

· Participar de exposições abertas à visitação com as obras de arte realizadas pelos alunos da escola.

· Organizar um panfleto de divulgação sobre o andamento das atividades e registro fotográfico do(a) aluno(a) em processo criativo, apontando o “passo a passo” da produção.

· Organizar um acervo bibliográfico que revele os(as) artistas surpreendentes que compõem o universo de estudantes da Escola de Educação Básica Antonio Gonzaga no ano 2011.


METODOLOGIA:

Primeiro passo: Reunir os alunos e durante 15 minutos, contar uma história, poema ou lenda sobre o Contestado.

Segundo passo: Conversar, ouvir as falas dos alunos, debater sobre os comentários realizados, e permitir que o imaginário de cada um ilustre a história contada.

Terceiro passo: Desenhar em painel de MDF todos os detalhes que forem comentados durante o debate.

Quarto passo: Pintar o quadro criado, secar e envernizar.

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