quarta-feira, 9 de março de 2011

PROJETO ARTE QUE VEM DO LIXO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ANTONIO GONZAGA

O projeto

        Aprendemos e ensinamos a contar, fazer redações,  adquirir conhecimentos em diversas disciplinas  ou sobre a necessidade de saber competir, de progredir e de vencer. O mundo se transforma. Exige mais e mais conhecimentos, assim como, mudanças de comportamento. No futuro os nossos alunos guiarão automóveis, pilotarão aviões, dominarão os códigos da informática, manipularão seus próprios gênes.
                Tudo isso é muito bom, mas continuamos em guerras, mantemos exércitos de famélicos, explorados, injustiçados, brigamos com nossos  vizinhos ou nos surpreendemos com a desonestidade, a corrupção, a maldade (sempre dos outros, nunca de nós próprios).
Será que não poderíamos aprender a sermos mais amigos, respeitosos, tolerantes e responsáveis?
O mundo está mudando, mas na nossa essência humana, nossos valores fundamentais permanecem, não como disciplinas de escola ou notícias de jornal, mas passados de geração para geração pela prática do bom exemplo do homem comum, sapiência de alguns mestres e pela intuição da alma humana.
A Escola de Educação Básica Antonio Gonzaga, do bairro Santa Rosa de Porto União (SC) se propõe a um exercício de meditação sobre valores humanos. O desafio é mostrar que a honestidade, o respeito, a tolerância e outro valores podem, sim, entrar no currículo escolar e virar notícia de jornal.
                Na questão do Meio Ambiente a nossa escola pode manifestar respeito, admiração e gratidão aos catadores de material reciclável, que trabalham diariamente na frente das nossas residências. Graças ao seu trabalho, mostra-se ao mundo que o lixo que descartamos, pode ser reutilizado de diversas formas e, principalmente, pode ser convertido em dinheiro que sustenta muitas famílias.
As pessoas que tiram a sobrevivência dos detritos que a classe média e os ricos descartam, serão homenageadas neste projeto escolar. Poderemos mostrar que discriminação e preconceito, não existem na nossa comunidade, mas sim respeito e valorização, visto que a valorização do ser humano é o preceito principal da escola.
 Os alunos que participarem das atividades propostas, terão a oportunidade de desenvolver valores humanos a princípio de conscientização ambiental e relacionados à arte. Ocorre nas comunidades a falta de consciência quanto ao tratamento que se deve dar ao lixo reciclável. Por meio de pequenas ações, adultos e crianças precisam acostumar-se a lavar o lixo que pode ser lavável, separar, organizar, compreender a sua reutilização e encontrar sentido em tais ações. Entregar aos catadores um lixo sujo, fétido e misturado é um desrespeito à condição humana do “outro”.
Não é necessário e nem é possível que as crianças tragam lixo para a escola, mas são viáveis projetos escolares nos quais as crianças façam este trabalho nas suas próprias casas, com o apoio dos pais e com a participação dos catadores. O resultado deste trabalho pode refletir-se na escola e pode ser demonstrado em horas cívicas, gincanas, jornal informativo e mural escolar.
                Nos grandes centros urbanos existem locais em que entregar lixo sujo e nojento para a coleta, gera multa. Assim como o ato de fumar e jogar uma bituca no chão pode ser filmado e gerar multa ao fumante. Enfim, a educação é o principal objetivo da escola e, respeitar as diferenças humanas e sociais é o principal propósito deste trabalho.
A finalidade deste Jornal “Trações da Alma” é divulgar a forma como a nossa escola incentiva o educando a limpar, separar, selecionar , entregar para a coleta e reutilizar lixo reciclável.
Por meio de registros fotográficos e entrevistas realizadas a escola reconhecerá a importância do trabalho dos catadores, suas dificuldades, o seu perfil de trabalhador brasileiro, construindo para todos os envolvidos, um projeto estudantil que lhes proporcione orgulho, alegria e sentimentos.
No mundo das artes os alunos aprenderão  a possibilidade de:
·          Renascer objetos e coisas que descartamos.
·          Descobrir o belo onde a maioria só enxerga sujeira e podridão.
·          Transformar dejetos em arte.
·          Pesquisar a obra do artista plástico brasileiro Vik Muniz.
·          Retratar em telas de eucatex os problemas sociais referentes às condições desfavoráveis do trabalho dos catadores de material reciclável.
·          Retratar em telas de eucatex questões referentes à ecologia local.
·          Aprender sobre a produção, seleção, recolhimento e reciclagem do lixo recolhido no município; organização e funcionamento de cooperativas; problemas ambientais; direitos humanos; valorização da vida e do trabalho; arte e interdiciplinaridade.
·          O funcionamento das cooperativas dos catadores de lixo.
·          Organizar exposições abertas à visitação com as obras de arte realizadas pelos alunos.
·          Organizar uma vernissage e leiloar os trabalhos na própria comunidade educacional.
·          Organizar um acervo bibliográfico que revele os tipos humanos surpreendentes que compõe o universo de catadores de Porto União no ano 2011.


PRIMEIRO PASSO: Visita na Associação de Catadores de Porto União (SC) com o objetivo de convidá-los para palestrar na escola sobre o tema "Meio Ambiente" e "Importância da Coleta de Lixo Reciclável - limpo e separado". Parte do lixo é transformado em Arte e parte do lixo é transformado em recursos financeiros para os catadores associados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário